Liderar para estabelecer o aprendizado contínuo

É insuficiente o aproveitamento dos talentos dos profissionais nas empresas, comprometendo seriamente o resultado. Estabelecer o aprendizado contínuo é fundamental para resolver esse problema no negócio, impactando positivamente no desenvolvimento humano, além de contribuir para uma sociedade melhor.

Líderes que assumem esse compromisso elevam o nível da inteligência coletiva nas empresas, incentivando o trabalho interfuncional. Ao fazerem isso, tornam-se imprescindíveis agentes estruturadores de uma Cultura de Resultados e Aprendizagem.

Analise o quanto ainda tende a ser embrionário o intercâmbio entre os profissionais de áreas diferentes, numa empresa. Há excelentes oportunidades de melhorias que podem transformar equipes ilhadas e inexpressivas em equipes interfuncionais engajadas.

A causa deste isolamento entre as áreas é sistêmica e a Cultura precisa assumir que a colaboração útil interfuncional é um comportamento esperado. A mudança necessária é patrocinada pelas lideranças que apoiam e reconhecem que o aprendizado contínuo otimiza o resultado do negócio.

A caminhada evolutiva inicia-se quando há respeito ao papel de cada um, independente da área e do status atribuído ao cargo. É importante que os profissionais percebam o quanto suas ações afetam a todos. Quando são capazes de criar vínculos virtuosos com outros ocupantes, estão aptos para compartilharem conhecimentos e experiências.

Exercer a liderança promovendo a união útil de todos, é mandatório e não mais uma opção. Proporcionar o aprimoramento dos talentos dos profissionais para responderem adequadamente aos desafios e às crises inerentes ao negócio, é imprescindível para a empresa se manter no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LinkedIn
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram