Mindset de Liderança para o aprimoramento de líderes

O conceito Mindset de Crescimento proposto por Carol Dweck assume a premissa de que a inteligência humana pode ser desenvolvida em todos os aspectos, se houver abertura para o aprendizado possível. O conceito de Mindset de Liderança, proposto neste texto, exalta o empenho e a determinação do profissional para desenvolver continuamente a inteligência especializada no ato de liderar. O Mindset de Liderança para o aprimoramento de líderes é mandatório e não opcional neste século XXI.

Lideranças nas PMEs

Numa PME este aprendizado precisa ser cada vez mais acelerado, porque existe urgência crescente em resolver os problemas com recursos limitados e equipes enxutas. É raro uma PME com número confortável de profissionais, por isso os líderes precisam ser mais habilidosos para reter os talentos, orientá-los e obter os resultados contratados, evitando o estresse destrutivo. O Mindset de Liderança para o aprimoramento de líderes nas PMEs é fundamental, exigindo uma capacitação executiva prática e abundante .

Alguns profissionais assumem a liderança sem possuírem suficientes competências que o desafio exige. É natural e normal que enfrentem problemas devido a esta limitação. Contudo o Mindset de Liderança é imprescindível nestes casos, garantindo a vontade de aprender e aprimorar os conhecimentos para liderar, buscando mais tranquilidade e resultados com as pessoas no dia a dia. A arte da liderança exige simultaneamente Inteligência Emocional e Social.

O Mindset de Liderança é fundamental para o aprimoramento do líder. Ninguém se torna líder porque fez uma formação em liderança.

O principal aprendizado da liderança ocorre na prática. Ninguém se torna líder porque fez uma formação em liderança, contudo é necessário acessar o conhecimento estruturado para ampliar a compreensão e melhorar o nível de eficácia da liderança A capacidade de harmonizar pessoas e tarefas é necessária, resolvendo os problemas, dialogando, ensinando, aprendendo e medindo a maturidade técnica e emocional dos liderados.

O Mindset de Liderança exigirá antes de tudo a valorização do autoconhecimento, porque a autoliderança é a primeira liderança que deve ser exercida. Para ter uma boa influência é necessário saber lidar com as próprias emoções, com a reeducação do temperamento e com a estabilidade do bom humor, independente dos problemas que precisam ser enfrentados. Por isso na plataforma temos a vertical Liderança e Comportamento, visando desenvolver o Mindset de Liderança para os líderes e futuros líderes das PMEs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LinkedIn
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram